Barra da Tijuca e seus encantos: saiba como é a experiência de escolher morar nesse bairro

17/07/2023min de leitura

A Cidade Maravilhosa concentra bairros encantadores e nobres perfeitos como moradia, e agora chegou a hora da Nova Época Imóveis sobre ele, um dos bairros mais nobres do Rio de Janeiro: a famosa Barra da Tijuca. Com sua vista encantadora de qualquer ângulo, a Barra oferece uma variedade de atrações para todos os gostos e bolsos. Localizada na Zona Oeste da cidade, essa região foi uma das que mais cresceu e se desenvolveu nos últimos anos. 


Reunindo atividades culturais, praias, imensas áreas verdes, centros de lazer e gastronômicos, além de shoppings, centros médicos, complexos de escritórios e uma gama de outros pontos que fazem da infraestrutura mais do que completa para atender às necessidades de seus moradores. Com uma visibilidade de âmbito mundial, o bairro ainda ganhou novas vias de transporte como as linhas de BRT e metrô, o que ajudou a melhorar exponencialmente a mobilidade na região. 


Ficou interessado em conhecer mais sobre a Barra da Tijuca? A Nova Época Imóveis preparou esse post para falar um pouco mais desse bairro e das vantagens de escolher morar nele. Se você está procurando por um imóvel, mas ainda não sabe onde, não deixe de ver nossos posts sobre outras regiões para conhecer um pouco mais e entender qual se encaixa melhor nas suas necessidades. Em caso de dúvidas ou para mais informações, entre em contato com um dos nossos profissionais! 


Afinal, o que torna a Barra da Tijuca tão especial?

 
A Barra é um dos bairros mais nobres do Rio de Janeiro, sendo uma das regiões cada vez mais procuradas assim como seus vizinhos Recreio dos Bandeirantes e São Conrado. Mas, afinal, o que torna esse bairro tão interessante assim? Com uma população que tem saltado de 24 mil pessoas para quase 300 mil em apenas 40 anos, é muito simples definir o que ele tem de tão especial: a Barra simplesmente tem tudo. 


Além de grandes condomínios de prédios com estruturas super completas, que contam com opções de tudo o que você imaginar, desde piscinas enormes a salão de beleza, cinema e até mesmo padaria, e dos tão famosos condomínios de mansões, onde moram até estrelas da televisão e da música, a Barra ainda é conhecida por ser um grande polo empresarial. 


É nessa região que você encontra centros comerciais e sedes de multinacionais como, por exemplo, Tim, Michelin e Shell. Além disso, nos últimos anos ainda houve um boom de empreendimentos e de infraestrutura acrescentados na Barra por ter sido o principal bairro sede das Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016. 


E se as praias as Zona Sul, que ficam apenas a um túnel de distância para quem escolhe morar nesse bairro da Zona Oeste, são as mais famosas e consagradas, as praias da Barra conquistam por alguns fatores, como:  qualidade das águas, areia branca e a comodidade que oferecem para a prática de inúmeros tipos de atividades físicas e esportes aquáticos. 


Por que tantos cariocas preferem a Barra ao invés da Zona Sul?

 
Conhecida pelos cariocas como a “Miami Brasileira” muito por conta da beleza das águas, um dos maiores motivos para muitas pessoas preferirem a Barra são suas ruas amplas, a maior metragem dos imóveis na região, a presença de uma ótima rede de comércio e serviços e a proximidade da praia. Tem até quem descreva a Barra da Tijuca como uma cidade do interior na cidade grande, isso por conta da mistura de tranquilidade que os moradores têm no dia a dia com o fácil acesso a grandes shoppings centers. 


Vantagens de morar na Barra da Tijuca

 
Segurança em dia 


Viver em um bairro nobre e não poder contar com uma segurança de qualidade é inviável, certo? Por isso, você já sabe que se escolher morar na Barra não precisará se preocupar com essa questão, pois terá segurança garantida. Esse é, inclusive, um fator importante para quem procura imóvel nessa região e, felizmente, a localização do bairro não vai deixar a desejar nesse quesito. 


Por ser um bairro mais antigo, tradicional e com muita história, sua vizinhança conta com postinhos de segurança em praticamente toda a sua extensão, sendo uma grande contribuição para a vigilância do local. Além disso, o constante crescimento do bairro faz com que esse seja um ponto cada vez mais considerado na hora que as pessoas vão escolher onde morar. 


Boa qualidade de vida
 

Nem precisamos dizer que com toda a sua beleza, tanto no mar quanto na quantidade de verde, traz muita qualidade de vida para os moradores, não é? A Barra é considerada um dos bairros mais verdes da cidade, o que é um excelente indicador de qualidade de vida, pois sabemos que quanto mais árvores e plantas no geral, melhor é a qualidade do ar do ambiente, favorecendo muito a saúde dos seus moradores. 


Além disso, a geografia da região é muito privilegiada, com praias, lagoas e paisagens naturais encantadoras. Isso também é um fator que contribuirá para a qualidade de vida, pois o contato direto com a natureza, especialmente em ambientes urbanos, é muito necessário e extremamente benéfico para a saúde tanto do corpo quanto da mente. 


Muitas opções de lazer 


Aproveitando que estamos falando de áreas verdes e parques, que são ótimas opções de lazer, outra vantagem de escolher morar na Barra da Tijuca são as inúmeras alternativas de passeios e lazer para todos os gostos e idades. As opções variam desde uma badalada vida noturna, entre bares e casas de show, à possibilidade de caminhadas tranquilas na orla da praia. 


Um dos pontos mais fortes de lazer do bairro são os shoppings, afinal, a região tem o maior complexo de lojas da América Latina. Além das opções citadas, você ainda tem as opções culturais, como teatros e cinemas, para todas as idades. E não acaba aí! Quem gosta de esportes também tem muitas alternativas na região da Barra! Ao escolher morar nesse bairro, você pode ter certeza que não ficará sem ter para onde ir nos fins de semana e tudo com acesso bem facilitado! 


Localização privilegiada 
 

Com a correria do dia a dia e todos os afazeres que temos dentro das nossas rotinas caóticas, não temos tempo para perder e, por isso, precisamos ter um acesso facilitado a diversos locais que fazem parte do nosso dia a dia. Esse é um dos motivos pelos quais moradores da Barra da Tijuca gostam do bairro: ele é bem localizado. 


Em poucos minutos você consegue acessar os principais serviços disponíveis na região e em seus arredores, como bancos, supermercados, shoppings, universidades, escolas, hospitais e farmácias. Você pode escolher ir de carro, pegar o transporte público ou ir a pé observando a paisagem, afinal, você tem tudo próximo. Com isso, a qualidade de vida e o conforto acabam atraindo muitas pessoas. 


Infraestrutura que não deixa a desejar


Outra vantagem que pesa muito na hora de decidir onde morar é a infraestrutura que a região oferece. No caso da Barra da Tijuca, sua infraestrutura contribui para a sofisticação e o alto padrão do bairro, não deixando nada a desejar para um dos bairros mais nobres do Rio. Isso porque na Barra tudo funciona bem, até mesmo o transporte público. 


As vias da região são de ótima qualidade, permitindo um fluxo grande de carros sem grandes problemas e, além disso, os serviços prestados também são de primeiro mundo. Logo, não há motivos para se preocupar com essas questões ao escolher a Barra como seu novo lar.


Constante valorização 


Ao adquirir um imóvel novo, é importante não só pensarmos no agora, como também nos próximos anos e no que pode acontecer. Resumindo, é fundamental que o bairro escolhido esteja em processo de valorização para que você possa garantir que não terá perda financeira quando o imóvel for revendido, ainda que a revenda não faça parte dos seus planos atuais. 


A Barra da Tijuca, além de ser um ótimo bairro para morar, ainda garante que o retorno do valor investido no imóvel após alguns anos seja satisfatório para você. E lembre-se: quanto mais tempo você mantém seu imóvel sob propriedade, maior será a valorização. Não há sinal de registro de estagnação no crescimento da região e a tendência é que ela continue se desenvolvendo nos próximos anos. 


Viu como a Barra da Tijuca de fato tem tudo? A Nova Época Imóveis espera que você tenha conhecido um pouco mais dessa região da Zona Oeste do Rio com nosso post, mas caso queira saber mais ou tenha dúvidas fale com um dos nossos corretores
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":